O Amandices continua por aqui. E eu também

Já tem algum tempo que eu venho ensaiando meu retorno ao Amandices. Foram dois anos de pausa, longe daqui, porque eu simplesmente não conseguia pensar, imagine então escrever. Mas, ao mesmo tempo em que eu me cobrava para voltar a produzir, também aprendia a ser mais compreensiva comigo mesma e tentar me dar todo o tempo que eu precisasse. Afinal, o Amandices continua por aqui, e iria continuar esperando por todo o tempo que eu precisasse.

Mas, e as pessoas que acompanham o blog? Bem, sei que muita gente deve ter desistido de mim, desse blog e da minha longa ausência. E está tudo bem. A vida tem dessas coisas, mas eu entendi que se eu não cuidar de mim, da minha cabeça, como é que eu vou escrever aqui e oferecer algo de relevante para outras pessoas?

O melhor exemplo para ilustrar isso é a orientação de segurança que é passada nos aviões, pouco antes de cada voo:

Em caso de despressurização da cabine, máscaras cairão do teto. Coloque primeiro em você, depois ajude a pessoa ao seu lado”.

Alguém já se perguntou a razão disso?

Porque é impossível ajudar outras pessoas, cuidar delas, se não cuidarmos de nós primeiro. Então eu tenho tentado cuidar de mim, mas não está fácil. Especialmente agora.

Por que agora, então?

Eu te pergunto de volta: por que não? Nos dois anos em que eu fiquei longe daqui, muitas coisas aconteceram.

Aprendi coisas novas, conheci lugares e pessoas interessantes, vivenciei experiências e cultivei lembranças que estarão para sempre na minha memória e coração. Mas também precisei – e continuo tendo que – lidar com situações e sentimentos ruins, autocobrança e autocrítica, desânimo, ansiedade, insegurança e dúvidas. Afinal, #quemnunca?

Tudo isso continua aqui dentro de mim, agora mais do que nunca, por conta da pandemia do coronavírus.

Então, eu fiquei pensando em como eu poderia ajudar você, que está lendo este post agora. E minha conclusão foi que a melhor forma seria voltar aqui e conversar com você, usando esse espaço para te lembrar que eu estou aqui. O Amandices continua por aqui.

O que esperar do Amandices daqui em diante?

Durante esses dois anos, eu pensei muito sobre o que era o Amandices e qual sua vocação em termos de linha editorial. Na minha cabeça de jornalista e profissional de criação de conteúdo, esse blog precisava atender a um propósito, um nicho etc e tal.

A real é que eu falhei em perceber que o Amandices é e sempre foi um blog pessoal. E, como o próprio nome já diz, trago aqui os meus pontos de vista sobre diferentes assuntos. Ao tentar delimitar os assuntos ou impor algo que tirava a minha liberdade, eu estava tirando sua identidade – a minha identidade – sob o pretexto de tentar profissionalizar esse espaço.

Hoje eu já entendo melhor quais os caminhos que eu gostaria de seguir com esse blog no futuro, que tipo de conteúdo eu gostaria de criar e compartilhar por aqui. Mais isso pode esperar, porque agora a história é outra.

Uma coisa é certa: o Amandices continuará sendo a minha visão do mundo. Não uma visão definitiva, correta ou impositiva, mas um ponto de partida para batermos um papo, trocarmos ideias e experiências em busca de conhecimento, aprendizados e amadurecimento.

Acho que isso une o passado, presente e futuro aqui do blog. Boralá.

**Foto: Caminho do Bosque Alemão em Curitiba (Arquivo pessoal/Amanda de Almeida)

1 comentário em “O Amandices continua por aqui. E eu também”

  1. Eu também reativei o blog esse ano. Mas é difícil a gente conseguir manter o hábito da escrita mais longo como há alguns anos atrás…

    Responder

Deixe um comentário

Esse conteúdo é autoral. Se precisar de uma cópia, entre em contato comigo.